Talvez você não conheça o que é esse tal de Estoicismo, por isso vou resumir rapidamente para que fique mais claro a você.

O Estoicismo é uma prática filosófica criada por Zenão de Sítio, em torno de … que ganhou maior notoriedade recentemente com maiores divulgações nos anos atuais. Ela ganhou popularidade por ser uma filosofia com foco na prática. Ou seja, como colocar seus princípios em jogo para que realmente se tenha uma vida melhor.

Apesar de ter iniciado com Zenão, os filósofos mais conhecidos são Sêneca, Marco Aurélio e Epicteto. Dentro dos contemporâneos, Ryan Holiday é, provavelmente, o mais conhecido e autor de alguns livros bem legais, como: Diário Estóico e O obstáculo é o caminho.

O Estoicismo possui três princípios que são realizados em busca de uma vida boa:

Amor fati; aceitando o destino de algumas coisas;

Responsabilidade; sob aquilo que controlamos;

Arete; que é fazer com excelência.

O que podemos tirar destes princípios é que devemos atuar e gastar energia sob aquilo que temos controle e não desperdiçar tempo para aquilo que não possuímos controle.

Agora, como introduzir isto no esporte?

Fica um certo questionamento e uma dúvida… Foi inclusive um atleta de futebol, Fillipe Soutto, quem me apresentou a filosofia.

O “SER ATLETA”, inclusive, é um modo de agir de forma estoica. Por quê? Você está agindo perante aquilo no qual tem controle.

Vou citar algumas coisas no qual você tem controle:

– Alimentação;

– Desenvolver-se;

– Estudar sobre seu esporte;

– Chegar mais cedo no treino;

– Treinar de força excelente (com arete);

– Preparar-se para dormir;

– Fazer programa preventivo.

Algumas coisas, porém, não estão sob seu controle e basta aceitar para gastar energia sobre àquelas coisas acima. Por exemplo, não temos controle em algumas lesões, não temos controle em decisões de treinadores ou tomada de decisão de adversários. Não há controle também no clima, se está chovendo ou ventando.

Percebe quantas coisas não estão em nosso controle?

Quantas delas você desperdiça sua energia? Reflita e pense onde você pode colocá-la para viver uma vida melhor (eudaimonia) e, também, performar melhor.

REFERÊNCIAS

AURÉLIO, Marco. Meditações. Montecristo Editora, 2019.

HOLIDAY, Ryan. O obstáculo é o caminho. Editora Intrinseca, 2022.

SENECA, Seneca. Letters from a Stoic. Xist Publishing, 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *